PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...




Amizade desarmada





Em um mundo de inseguranças e desconfianças, fica cada vez mais difícil estabelecer relacionamentos profundos. Parece que todos têm medo de se expor, de mostrar sua verdade, por isso, sempre se aproximam das pessoas com desconfiança. Se somarmos a essa cultura de medo relacionamentos que não deram certo, traições e decepções, veremos pessoas cada vez mais isoladas e que optam por uma vida de solidão, mesmo que isso não seja o que realmente desejam.

Uma amizade verdadeira só vai ser viável se ambos estiverem dispostos a se revelar e a expor a sua verdade para que esta torne esse relacionamento cada vez mais sólido e profundo. Isso precisa partir de ambos os lados, porque se um dos dois estabelecerem reservas, a amizade será como um barco de dois remadores, no qual só um rema: só vai rodar, sem sair nunca do lugar.

“Jônatas fez uma aliança com Davi, que amava como a si mesmo. Tirando a túnica com que estava vestido, deu-a a Davi, bem como suas vestes, e mesmo sua espada, seu arco e até seu cinturão” (I Sm 18,3-4).

Davi e Jônatas, mais uma vez, nos ensinam com sua amizade. A primeira atitude de Jônatas foi entregar tudo a Davi. Mesmo sendo um guerreiro, o filho do rei de Israel, ele entregou àquele simples pastor todas as suas defesas, suas seguranças e até mesmo seu cinturão, sinal de sua realeza. Ele entendeu que uma amizade de verdade começa com entrega, com despojamento, renúncia e transparência. Jônatas mais do que entregar tudo a Davi, se mostrou de forma total: sem defesas, máscaras ou títulos. Naquele momento ele se revelava ao amigo sem restrições.

Uma amizade sem entrega não subsiste! É evidente que essa entrega não se dá de uma hora para outra, no impulso de um momento, mas pouco a pouco com o decorrer do tempo. O mais importante que a Palavra quer nos revelar, no exemplo de Jônatas, é a necessidade de haver em nosso coração o desejo e a determinação de nos revelarmos ao outro de forma plena.

Davi não era amigo do príncipe de Israel, mas de Jônatas, um homem como ele. Quando nos entregamos e expomos os nossos corações e os nossos sentimentos, nos igualamos com aquele amigo e embarcamos na aventura daqueles que se arriscam por amor. Jesus viveu se arriscando por amor, revelando toda a Sua verdade aos que amava. Seja em Sua glória no Tabor ou em Sua miséria no Calvário, Cristo sempre se arriscava perante aqueles que amava. Ele se arriscava em perder, em ser abandonado, em ser traído, mas também se dava a oportunidade de ser cada vez mais amado por se revelar de forma total.

Não há seguranças para aqueles que amam verdadeiramente. Assim como não há como ter certeza de que aquele amigo não nos trairá. É arriscar-se como Jesus fez ao escolher Judas, para quem revelou os Seus segredos, amou intensamente, mas também foi roubado, vendido e traído. Amar sempre é um risco que nos aproxima mais do Senhor.

Correr esse risco vale a pena se vivermos a amizade no amor que se doa e que quer fazer o outro feliz. Diz a Palavra que depois de Jônatas entregar suas armas a Davi, este tinha êxito em todas as batalhas (cf. I Sm 18,5). Quando alguém percebe que um amigo se revelou – ou está se revelando – de forma completa, confiando totalmente nele, isso lhe dá forças para ir além de suas limitações e vencer as suas batalhas interiores. Ao revelar o seu amor sem restrições a alguém, você poderá testemunhar as libertações que esse sentimento gera na pessoa, mas também em sua vida.

Somente uma amizade desarmada será capaz de experimentar, em plenitude, tudo aquilo que o Senhor quer realizar. Nosso relacionamento com os irmãos sempre é um reflexo do relacionamento com Deus. Por isso, à medida que confiamos nas pessoas e nos revelamos a elas, sinalizamos que estamos cada vez mais entregues ao Senhor e por isso não temos medo de nos dar. Somos d’Ele e por isso não temos o que temer.

Experimente se arriscar em amar como Jesus fez, e esteja preparado para tudo, mas principalmente para ser amado e curado de forma verdadeira e plena.

Seu irmão,

Renan Félix

http://blog.cancaonova.com/renanfelix
renan@geracaophn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário