"Pelos frutos conhecereis a árvore"

Com alegria, celebramos a festa dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant”ana. A piedosa esposa de Joaquim, após longa esterilidade obteve do Senhor o nascimento de Maria, que aos três anos levou ao Templo, deixando-a ao serviço divino, cumprindo o voto feito., onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.

A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI. A festa de São Joaquim e Sant”ana os dois santos eram comemorados separadamente: santa Ana a 25 de Julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. Em 1584 também São Joaquim achou espaço no calendário litúrgico, para depois reunir-se com a santa esposa no novo calendário litúrgico, no dia 26 de julho. 

A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja "Pelos frutos conhecereis a árvore", disse Jesus no Evangelho. Nós conhecemos a flor e o fruto suavíssimo vindo da velha planta: a Virgem Imaculada, isenta do pecado de origem desde o primeiro instante de sua concepção. 

Pela santidade do fruto, Maria, deduzimos a santidade dos pais, Ana e Joaquim.

Ó beatíssimos pais da mãe de Deus,
são Joaquim e sant´Ana,
eu vos saúdo e bendigo
com devoção e amor.

Alegro-me de todo o coração
pela vossa glória e
por aquela sublime prerrogativa
pela qual Deus vos escolheu
para serdes os pais da mãe de Deus,
Maria santíssima.

Rogai por mim a Jesus e a Maria
para que eu lhes agrade em tudo.

Tende piedade de mim
como os pais têm de seus filhos.
Sede meus consoladores na vida e na morte.

Assisti-me na minha última agonia,
para que dignamente receba
os santos sacramentos da Igreja e,
partindo deste mundo
com o coração contrito,
possa chegar ao céu.

Amém.

Sant'Ana e São Joaquim...rogai por nós! 

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário