São Lucas médico dos corpos e das almas

Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas. Uma figura simpática do cristianismo primitivo, homem de posição e qualidades, de formação literária e de profundo sentido artístico divino. Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração.

Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano.

Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos. No Evangelho, encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o “bom” ladrão e conta as lindas parábolas do filho pródigo, do pai misericordioso e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.

O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: “Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz”.

Oração a São Lucas Evangelista

Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus; e pela alegria e doçura que o vosso coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos apóstolos, alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida.
Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém.

Segundo Lucas Jesus rezava sempre:

No começo do seu ministério: “Ao raiar do dia, saiu e foi para um lugar deserto” (Lc 4,42a).

Diante do entusiasmo popular após o milagre: “Ele, porém, permanecia retirado em lugares desertos e orava”. (Lc 5,16).

Antes de escolher os doze: “Naqueles dias ele foi à montanha para orar e passou a noite inteira em oração a Deus” (Lc 6,12).

Antes de revelar sua identidade: “Certo dia, ele orava em particular, cercado dos discípulos, aos quais perguntou: Quem sou eu?” (Lc 9,12).

No momento da transfiguração: “… ele subiu à montanha para orar. Enquanto orava, o aspecto do seu rosto se alterou…” (Lc 9,28-29).

No cotidiano da vida: “Estando num certo lugar, orando, ao terminar, um de seus discípulos pediu-lhe: Senhor ensina-nos a orar…” (Lc 11,1).

Na hora da decisão: “Ele saiu e, como de costume, dirigiu-se ao monte das oliveiras. Os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar, disse-lhes: Orardes para não entrardes em tentação. E afastou-se deles mais ou menos a um tiro de pedra, e, dobrando os joelhos, orava: Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não a minha vontade, mas a tua seja feita! E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda, e o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue que caíam por terra. Erguendo-se após a oração, veio para junto dos discípulos e encontrou-os adormecidos de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação!” (Lc 22,39-42.44-45).

Na cruz: “Pai, perdoa-lhes…” (Lc 23,34) “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23,46).

Oração do Médico

Ó Mestre, eu te agradeço porque me entregaste a
missão de exercer a medicina, restituir a alegria de
viver às pessoas que me são confiadas a qualquer
hora, momento e lugar.
Ofereço-te a minha vocação de servir a
sociedade como instrumento de tua providência
como instrumento de tua providência.
Grandes são os avanços da ciência, mas também
são inúmeros os desafios à limitação humana
que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria
e fidelidade ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um
mensageiro de misericórdia e esperança.
Que no final de cada jornada eu possa celebrar
o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te
às situações da minha limitação quando não tiver êxito.
‘Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância,
tornar-me um instrumento de tua misericórdia. Amém

São Lucas médico dos corpos e das almas rogai por nós!

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário