A Glória e a Exaltação de Cristo é a Cruz

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos, 
porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Quem procura o Cristo sem a Cruz, encontrará a cruz sem Cristo. Portanto, meus irmãos louvem pelas marcas que trazemos da cruz, não murmuremos pelas oportunidades que as dificuldades que carregamos nos oferecem, depois da Cruz virá à ressurreição. Pois O Ressuscitado traz essas mesmas marcas salvadoras, e serão as nossas marcas da Cruz com Cristo, que nos alcançarão a Vitória definitiva.

Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta à luz. Celebramos a festa da cruz junto com o crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo com razão tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama. Nele, por ele e para ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.

Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotaria do lado a fonte da imortalidade, o sangue e água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.

É, portanto, grande e preciosa à cruz. Grande sim, porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto, pelos milagres e sofrimentos de Cristo, mais excelentes bens serão distribuídos. Preciosa também porque a cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão; e vitória porque o diabo é ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos infernos, a cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo.

É chamada ainda de glória de Cristo, e tida a exaltação de Cristo. Vemo-la como o cálice desejável e termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a cruz seja a glória de Cristo, escuta-o a dizer: “Agora, o Filho do Homem é glorificado e Nele Deus é glorificado e logo o glorificará” (João 13, 31-32). E de novo: “Glorifica-me tu, Pai, com a glória que tinha junto de ti, antes que o mundo existisse” (João 17, 5). E repete: “Pai, glorifica o teu nome. Desceu então do céu uma voz: Glorifiquei-o e tornarei a glorificar” (João 12, 28), indicando aquela glória que então alcançou a cruz.

Que ainda a cruz seja a exaltação de Cristo, escuta o que ele próprio diz: “Quando eu for exaltado, atrairei todos a mim” (João 12,32). Bem vez que a cruz é a glória e a exaltação de Cristo.
Dos sermões de Santo André de Creta, Bispo.

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Padre Luizinho, Comunidade Canção Nova.
twitter.com/padreluizinho

Fonte: http://blog.cancaonova.com/padreluizinho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário