Nossa Excelsa Padroeira

Altar central da Matriz de Senhora Sant’Ana
É maravilhosos ter Sant’Ana como nossa Excelsa Padroeira. Participar da festa comemorada todos os anos no dia 26 de julho, onde o povo, ao longo de mais de cem anos vem demonstrando fé, devoção e muito amor aquela que foi e que é a mãe da mãe do Salvador, avó de Jesus Cristo.

Realmente, não encontramos nos evangelhos nenhuma referencia a mãe da Santíssima Virgem, tomamos por base o proto-evangelho apócrifo atribuído a são Tiago e outros monumentos que revelam algo a respeito de Joaquim e Sant'Ana. A palavra Ana significa criatura cheia de graça e desta graça nasce Maria, a mãe de Jesus, ambos frutos de Sant’Ana, isto justifica as homenagens que fazemos a nossa avó maior.

Em obediência a Igreja, desde o ano de 1378, o papa Urbano VI, permitiu aos católicos o culto público a Sant’Ana, o então papa Gregório XIII por bula de 1º de maio de 1584 instituiu e fixou em 26 de julho o dia dedicado a ela. Versões vistas afirmam que Joaquim e Sant’Ana eram venerados pelos fieis desde os primeiros séculos da igreja, a história também nos mostra que o imperador Justiniano I no ano de 550 construiu em Constantinopla a primeira igreja sobre a invocação e homenagem a Senhora Sant’Ana.

Graças a Deus nossa cidade recebeu o titulo oficial de Excelsa padroeira SENHORA SANT’ANA conferido pela Igreja. “Que, cada mulher de Simão Dias, busque se tornar uma nova Ana " criatura cheia de graça” com as virtudes desta que gerou a mãe do Salvador.

Luci Vânia de Santana Matos e Passos - Pastoral do Menor - Paroquia Sra. Sant'Ana - Simão Dias/Se

Fonte: http://pastoraldomenorsd.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário