Semana Santa: “A casa encheu-se com a fragrância do perfume”


A liturgia de hoje apresenta-nos três personagens e três atitudes deferentes diante de Jesus. Faz-nos pensar quais são os nossos verdadeiros interesses na vida e em relação para com Deus. Nas leituras de hoje, nos são apresentados três personagens, Maria, Judas e Lázaro. Quais são os meus mais profundos interesses na vida? No Evangelho desta Segunda-feira Santa (cf. Jo 12, 1-11), mostra-nos que é impossível ficar indiferente diante do Mistério de Cristo, é preciso tomar uma decisão, acompanha-lo ou deixa-lo e seguir o meu caminho.

Maria derramou aos pés de Jesus o perfume mais caro que ela tinha e o enxugou com os cabelos. Sabe lá o que ela fazia antes com este perfume e a quem ela atraia com ele? O mais importante é que o verdadeiro perfume do coração, dos pensamentos e dos interesses de Maria estavam revelados naquela nobre atitude. Ela entendeu que seu valor mais precioso estava visitando sua casa e talvez não tenha compreendido que aquele perfume  significava o balsamo que iria ungir o corpo do Mestre em sua morte, quando este entregasse a vida. Maria, irmã de Lázaro, ao ungir os pés expressou, quero seguir os passos de Jesus independente do valor que eu tenha que pagar!

"Depois de ter ungido os pés do Senhor, esta mulher não os limpou com uma toalha, mas com os próprios cabelos, para melhor honrar o Senhor. […] Qual homem sedento que bebe de uma fonte que cai em cascata, também esta mulher bebeu da fonte da santidade uma graça cheia de delícias, para saciar a fome da sua fé. No sentido alegórico ou místico, porém, esta mulher prefigurava a Igreja, que ofereceu a Cristo a devoção plena e total da sua fé. […] Uma libra é constituída por doze onças. Tal é, pois, a medida do perfume que a Igreja recebeu, qual perfume precioso, dos ensinamentos dos doze apóstolos. Com efeito, nada há tão precioso como os ensinamentos dos apóstolos, que contêm a fé em Cristo e a glória do Reino dos Céus. Além disso, diz o Evangelho que a casa se encheu com a fragrância deste perfume, porque o mundo se encheu com os ensinamentos dos apóstolos. “Por toda a terra caminha o seu eco, até aos confins do universo a sua palavra” (Sl 8, 5). São. Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja.

Lázaro, era amigo de Jesus, foi ressuscitado pelo Senhor daquilo que o havia levado a morte, uma doença física, mas quantas doenças espirituais nos levam a morte de nossa alma, de nossas mais verdadeiras e justas intenções? A vida de Lázaro era um milagre, o maior que Jesus havia feito, por isso, a presença de Lázaro incomodava sem precisar falar muita coisa: “Então os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos acreditavam em Jesus”. (cf. João 12,10-11).  Lázaro seguiu os passos de Jesus pelo testemunho de vida, nos nossos tempos talvez seja o maior e mais eloquente meio de anunciar a Salvação. Um grande número de judeus, ao saber que Ele estava ali, vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Os sumos sacerdotes decidiram dar a morte também a Lázaro, porque muitos judeus, por causa dele, os abandonavam e passavam a crer em Jesus.

Judas era mesquinho, não conseguiu ultrapassar o valor material, o quanto que aquela unção aliviou os pés cansados do Senhor e o que aquela atitude deve ter significado para Maria. Judas não conseguia sair de si e de seus limites interiores, pois era ladrão: “Porque é que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dá-los aos pobres?” Ele, porém, disse isto, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, como tinha a bolsa do dinheiro, tirava o que nela se deitava. Mas bastava uma pequena intenção no coração para mudar tudo,  e ele acompanhava Jesus tão de perto, era um dos doze, de confiança, mas não se deixou atingir a fundo pela Palavra nem pela vida do Jesus. Não seguia os passos do Mestre. Interessava o preço das coisas e não o valor das intenções e atitudes. Não queira saber o preço das coisas, mas sim o valor que elas significam para vida e para as pessoas!

Nesta Semana, eu e você somos convidados a seguir Jesus mais de perto e pensar qual é o valor supremo de minha vida e quais são meus verdadeiros interesses? Não fique preso nos seus limites, nem nas superfícies das coisas, queira ir mais fundo, queira mergulhar em tudo que vamos Celebrar estes dias. Quem sabe como Lázaro e Maria, o valor supremo que é a nossa vida, nós possamos dá-la a Jesus Cristo, seguindo os seus passos na cruz e na ressurreição.

Para que possamos viver melhor esta Semana Santa, quero aconselhar a você a participar de todas as celebrações litúrgicas, principalmente a partir do Tríduo Pascal da quinta-feira ao Domingo de Páscoa. Sugiro também que assista ao filme “A PAIXÂO” de Cristo, fala das ultimas horas de nosso salvador, faça junto com a sua família, amigos ou o grupo pastoral de sua comunidade.

Minha benção fraterna+

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Diretor Espiritual e Formador do Pré-discípulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário