PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...





O valor 
da semente











A semente é símbolo de esperança, de fartura e de colheita abundante. Mas depende de seu cultivo, de ser lançada na terra e fertilizada com os insumos necessários para o seu verdadeiro desenvolvimento. Não basta ser jogada na terra e deixá-la sem cuidado.

Tanto a semente como a terra têm que ser boas. Aí está a base para os bons frutos, frutos de qualidade e em condição para atender os objetivos para os quais são destinados. Esses objetivos devem coincidir com o que identificamos como esperança numa semente.

A Palavra de Deus é comparada com uma semente. Quem a anuncia é como o semeador que vai ao campo para plantá-la. Ele encontra inúmeros tipos de terrenos, isto é, de corações humanos onde é lançada essa semente-palavra. A terreno é sinônimo de vida, como a vida das pessoas.

A terra enxertada pela semente necessita de água para se engravidar e fazer brotar uma nova vida, uma árvore por exemplo. A fecundidade da Palavra depende da ação do Espírito Santo. Ele a faz germinar provocando atitudes concretas de vida cristã na comunidade.

Acolher a Palavra supõe atitude de fé e de assentimento a ela. Os frutos são de libertação e de luta pela dignidade da vida em todos os sentidos. Não só vida humana, mas também do planeta, da terra, das árvores, da água, das nascentes etc.

Muita coisa hoje abafa a Palavra anunciada. São muitos os terrenos pedregosos, cheios de espinhos e sem água. Podemos dizer do desânimo, do individualismo, do coração endurecido e fechado, da superficialidade, das estruturas políticas e econômicas...

Muitos corações são solos férteis, mas estão como sem-terra à beira do caminho, caminhando sem direção. Com facilidade caem nas mãos de oportunistas que aproveitam da sua incapacidade de resistência. Resistir deve ser nossa bandeira de luta.

A Palavra, como semente, deve ser escutada. Escutar e compreender são ações da razão e do coração. Quem é superficial não coloca paixão naquilo que faz. A semente espalhada será comida pelos pássaros, e não vai nascer.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto - SP

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário