PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...


Unidos nos ensinamentos dos Apóstolos

Entre os dias 5 e 12 de junho celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A data é particularmente significativa para muitas comunidades da Diocese de Santa Cruz do Sul, onde cristãos das diferentes designações religiosas convivem harmoniosamente, encontrando-se no trabalho, no lazer e em atividades humanitárias. São também muitas as famílias que se constituíram pelo casamento de duas pessoas de Igrejas deferentes. Em vários casos, uma delas mudou de Igreja. Em outros cada qual permaneceu na sua Igreja de origem, preferindo o casamento ecumênico.

Para nós católicos, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ganhou impulso com o Concílio Vaticano II, quando os bispos conciliares disseram que “a conversão do coração e santidade de vida, juntamente com as preces particulares e públicas pela unidade dos cristãos, devem ser tidas como a alma de todo o movimento ecumênico” (Decreto sobre o Ecumenismo, nº 8).

Cada ano se pede que cristãos de determinada região escolham o tema e produzam os subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em 2011, foram os cristãos de Jerusalém que prepararam as orações e escolheram o tema. O texto inspirador é de Atos dos Apóstolos capítulo 2 versículos 42-47, com acento no versículo 42: “Eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”. Dizem os autores que “precisamos mudar nossa oração, pedindo a Deus que nos transforme para que possamos trabalhar ativamente pela unidade”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um convite a rezar para que os cristãos dêem testemunho de unidade. Esta oração, conforme orientação do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, pode ser feita de três modos: num culto em comum com as várias comunidades cristãs; nos cultos próprios de cada Igreja; de forma pessoal, “tendo em mente que estão em comunhão com outros que estarão orando no mundo inteiro por uma maior unidade visível da Igreja de Cristo”. No dizer de Dom Sinésio, presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no RS, “mesmo aquelas comunidades situadas em regiões onde não existem outras igrejas, são convidadas a se unir em oração para rezar pela unidade dos cristãos”.

Pessoalmente me alegro com os vários trabalhos ecumênicos que estão acontecendo na região. Apóio e incentivo as bonitas iniciativas de oração pela unidade dos cristãos já em curso, e convido todas as comunidades a elevarmos uma prece especial “por aquela unidade plena que é desejo de Cristo”.

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário