PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...





Você é uma
pessoa resiliente?







Todos os dias somos chamados a um grande desafio, o desafio da vida. De descobrir os seus mistérios, de vencer os obstáculos, de superação. Só experimenta a vitória quem tem coragem de ariscar a investir a sua vida na vida. Quanta gente sem vontade de viver, ou que não são preparadas para enfrentar a vida como ela é cheia de obstáculos para transpor, de problemas a resolver e conflitos interiores e exteriores. É preciso ter arte para viver, é preciso viver para aprender a arte e o sabor da vida: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10). Mesmo a vida cristã é um labirinto, que necessita muitas vezes se “perder” para encontrar sua saída, ou suas saídas secretas, o mapa do coração e da mente do homem.

O ser humano é um mistério e meio. Para tentar entender o mistério da pessoa é preciso se aventurar a mergulhar no mistério de Deus e ser insaciável, pois assim como Deus, o ser humano nunca será totalmente desvendado, se não deixaria de ser mistério. Mas o mistério não limita a sua revelação, que se dá como a gente menos imagina ou gostaria que fosse. Uma derrota, um fracasso ou um grande momento de crise é uma grande ocasião de descobrir-se e de descobrir o outro. A pessoa é uma caixinha de surpresas e nós precisamos querer abri-la sempre sem medo. Coragem! A vida é e sempre será um grande desafio a ser vencido.

Estamos criando pessoas com medo de entrar em si mesmas, a geração do tudo pronto, do imediato, do paliativo. A pessoa se constrói, se trabalha como um diamante bruto que precisa ser ferido para ser lapidado. E isso leva tempo, paciência e muita arte. Os desafios da vida nos ensinam a viver, nós nos formamos na escola da vida, lutando e aprendendo, a cada dia uma vitória. A vida nos reserva lutas, obstáculos e vitórias a cada dia. É preciso amar a vida e querer vivê-la com toda a intensidade, a cada momento, vivendo o presente, construindo a vida. Eu estou escrevendo para quem perdeu por qualquer motivo a vontade de viver, de lutar, de continuar a acreditar em si e nos outros. A palavra que eu te apresento é esperança: “virtude, ação de esperar o que se deseja. Confiança, expectativa otimista”. O que tem motivado a sua vida e as suas expectativas?

Uma palavra hoje muito usada nas empresas e para definir qualidades de pessoas que sabem sair de situações difíceis. A Resiliência: Capacidade de superar, de recuperar-se das adversidades, tanto físicas quanto emocionais. Ouvindo Monsenhor Jonas Abib pregar percebi que resiliência é um dom do Espírito Santo, que vem em socorro daqueles que clamam, daqueles que reconhecem seus limites, mas não ficam parados, sabem a quem recorrer, a força de Deus para de fracos nos fazer fortes: E me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte (II Coríntios 12,10).

Pai santo, fonte de toda vida, tu tens o mapa do nosso coração. Revela aos poucos a nós pelo Divino Espírito Santo os passos que precisamos dar em direção do sentido da vida e do gosto de viver. De experimentar as coisas boas e de não fugir dos desafios que a vida nos apresenta. Concede-nos o dom da resiliência, para superarmos os nossos limites e nunca esmorecer e desistir de viver. Quero te agradecer pelo dom supremo da vida, quero viver, quero vencer a cada dia e contigo, minha família e meus amigos vencermos os desafios. A cada instante quero agradecer o pulsar do meu coração, bendito seja o Deus da Vida que nunca nos deixa sem o seu auxilio e socorro. Amém.

Minha benção fraterna +

Padre Luizinho, Sacerdote Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário