PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...





São Frei Antônio
de Sant’ Ana
Galvão,

O primeiro Santo brasileiro









Hoje é dia de festa no Brasil e de maneira especial no Vale do Paraíba, é o cumprimento da profecia do Papa João Paulo II: “O Brasil precisa de Santos”. Meu caro e saudoso Papa, agora o Brasil precisa de MAIS SANTOS!!!

As Pílulas do Frei Galvão: Foram dois casos de risco de vida que deram origem às Pílulas de Frei Galvão. Um foi o de uma parturiente e outro foi o de um rapaz, com cálculos nos rins. Em ambos, por não poder acudir pessoalmente aos necessitados, Frei Galvão escreveu em latim uma jaculatória, em um pequeno pedaço de papel, que enrolou e recortou em forma de pílulas, pedindo que as dessem aos doentes. Tanto o rapaz, como a parturiente e sua criança se salvaram, daí partindo a extraordinária fama das pílulas, e a notável fé que os devotos nelas depositam. “Pos partum, Virgo, Inviolata permanansisti! Dei Genitrix, intercede pro nobis” (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste Intacta! Mãe de Deus rogai por nós), é o texto da jaculatória escrita por Frei Galvão no papel. Em razão desses fatos terem envolvido inicialmente uma parturiente, e referindo-se a jaculatória ao parto da Virgem, Frei Galvão passou a ser popularmente considerado “patrono das parturientes”.

O Frade Santo: Fisicamente, Frei Galvão foi um homem alto, forte e de porte elegante. Em sua exumação, no ano de 1991, verificou-se que, quando faleceu, aos 83 anos de idade, media aproximadamente 1,90 m de altura, comprovando-se a tradição oral sobre seu porte e estatura. No livro “Frei Galvão - Bandeirante de Cristo”, informa Maristela que “Frei Galvão era fisicamente bem dotado” tendo, em Itu, “chamado a atenção por sua bela aparência, ar edificante e nobre. Foi considerado não só muito bonito, mas também muito santo”, o que era repetido por todo o Vale do Paraíba, onde “era respeitado, venerado e conhecido como o frade santo”.

Quero sugerir aqui que as pílulas que tomaremos hoje sejam os gestos concretos de amor e oração aos nossos irmãos, como fazia nosso querido santo. As contas do terço também são pílulas de fé e esperança, um sorriso, um abraço, um gesto de perdão, isso é o que mais nosso mundo precisa hoje.

A beleza de nossa Igreja, o Papa João Paulo II profetizou e realizou o início da profecia beatificando o Frei Galvão. O Papa Bento XVI confirmou a Palavra do seu antecessor e canonizou o primeiro Santo brasileiro, neste mundo que sofre tanto sem referências e Verdadeiros modelos a serem seguidos. Um Papa fala o outro confirma e abençoa, essa é a beleza de nossa Igreja Católica!

Oração do Dia: Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes de santo Antônio de Santana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

É possível ser santo, coragem! (1Pai Nosso/ Ave Maria / Glória).

Santo Antônio de Sant’ Ana Galvão rogai por nós!

Minha benção fraterna

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário