PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...



 Para refletir:

Quanto custa o seu tempo?







Hoje o tempo é algo tão precioso que não queremos ficar um só minuto sem fazer nada. E quando acontece algo inesperado, fora dos nossos planos, ficamos perdidos, não sabemos o que fazer como agir, o que vem primeiro, o que é prioridade. Nossa vida tem sido tão corrida, que coisas vitais tem ficado em segundo plano, até as pessoas tem ficado para trás quando se trata de tempo. Gastar o tempo é saber o que é mais necessário e também o que é mais precioso para viver bem o meu tempo e para gastar a minha vida. 

Um homem chegou a sua casa tarde do trabalho, cansado e irritado encontrou o seu filho de 5 anos esperando por ele na porta.

_Pai posso fazer-lhe uma pergunta?
O que é? Respondeu o homem.

_Pai, quanto você ganha em uma hora?
Isso não é da sua conta. Porque você esta perguntando uma coisa dessas?
O homem disse agressivo.

Eu só quero saber… Por favor, me diga quanto você ganha em uma hora?
Se você quer saber, eu ganho R$ 50 por hora.
Ah… O menino respondeu, com sua cabeça para baixo.
Pai pode me emprestar R$ 25,00?

O pai estava furioso, _Essa é a única razão pela qual você me perguntou isso?
Pensa que é assim que você pode conseguir algum dinheiro para
comprar um brinquedo ou algum outro disparate? Vá direto para o seu
quarto e vá para a cama. Pense sobre o quanto você está sendo egoísta.

Eu não trabalho duramente  todos os dias para tais infantilidades…
O menino foi calado para o seu quarto e fechou a porta.

O homem sentou e começou a ficar ainda mais nervoso sobre as questões do
menino. Como ele ousa fazer essas perguntas só para ganhar algum dinheiro?
Após cerca de uma hora, o homem tinha se acalmado e começou a pensar:

Talvez houvesse algo que ele realmente precisava comprar com esses R$
25,00 e ele realmente não pedia dinheiro com muita freqüência.  O homem
foi para a porta do quarto do menino e abriu a porta.

_Você está dormindo, meu filho? Ele perguntou.
_Não pai, estou acordado, respondeu a criança…
_Eu estive pensando, talvez eu tenha sido muito duro com você há pouco, afirmou o homem.

Tive um longo dia e acabei descarregando em você. Aqui
estão os R$ 25 que você me pediu.

O menino se levantou sorrindo. _Oh, obrigado pai! Gritou. Então,
chegando a seu travesseiro ele puxou alguns trocados amassados.

O homem viu que o menino já tinha algum dinheiro, e começou a se
enfurecer novamente.

O menino lentamente contou o seu dinheiro, em seguida olhou para seu pai…

_Por que você quer mais dinheiro se você já tinha? Gruniu o pai.
_Porque eu não tinha o suficiente, mas agora eu tenho, respondeu o
menino.

_Papai, eu tenho R$ 50 agora. Posso comprar uma hora do seu tempo? Por
favor, chegue mais cedo amanhã em casa. Eu gostaria de jantar com você.
O pai foi destroçado. Ele colocou seus braços em torno de seu filho, e pediu o seu perdão…

A Palavra de Deus nos ensina: “Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de construir; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços; tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar; tempo do amor e tempo do ódio; tempo da guerra e tempo da paz. Que proveito tira o trabalhador do seu esforço?” (Eclesiastes 3, 1-9). 

É apenas uma pequena reflexão e um grande alerta a todos nós que trabalhamos arduamente na vida. Não devemos deixar escorregar através dos nossos dedos o tempo sem ter passado alguns desses preciosos momentos com aqueles que realmente importam para nós, os que estão perto de nossos corações. Não se esqueça de compartilhar esses  R$ 50 do valor do seu tempo com alguém que você ama. Mais também existem àqueles que tendo muito tempo junto não aprendeu a gasta-lo com o que realmente vale a pena. O computador, o jogo e a televisão ficam mais contigo do que a tua família, tempo requer escolhas, prioridades, qualidade e saber administrar bem a vida.

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário