PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...







É possível ter um temperamento
controlado pelo Espírito Santo!














A partir de uma pergunta de uma noviça, que esta lutando com a sua formação: “padre é possível um temperamento muito difícil, ruim mesmo ser controlado pelo Espírito Santo?”. Resolvi escrever e gravar sobre este tema, porque eu mesmo tenho experimentado na minha vida nestes anos essa graça, que é obra do Espírito Santo sim, mas posso dizer 50% obra de Deus 50% minha parte, é uma obra conjunta.

“O fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança”. (Cf. Gl 5, 22-25).

Não existe nada que o Espírito Santo não possa mudar, refazer, restaurar na vida de uma pessoa, mesmo situações de descontrole emocional, psicológico e de pecados graves. Posso dizer que no meu processo de conversão, cura e libertação o meu temperamento foi sendo controlado pelo Espírito Santo. Existe algo mais misterioso e fascinante a respeito da pessoa humana do que o seu temperamento? O nosso temperamento nos carrega de qualidades e fraquezas, que trabalhadas podem enriquecer profundamente o homem. Por muitas situações que vivemos em nossa historia, pelas raízes que trazemos de nossos antepassados vamos saindo do projeto inicial de Deus para nós, sem contar o estrago que o pecado faz em nossa personalidade, nossa afetividade e sexualidade. Mais o Espírito Santo consegue ir em nossa alma, em nossa psique que nenhum profissional humano conseguiria chegar e tocar, e mais do que isso, com eficácia curar, controlar e libertar-nos de nossas prisões. Portanto, pelo poder do Espírito somos feitos novas criaturas em Cristo Jesus, não importa o que você viveu ou que estado se encontra,o desejo de mergulhar na cura interior e a abertura a ação daquele que pode fazer novas todas as coisas! Essa canção diz muito sobre isso:

Espírito, Espírito ôôô, Espírito santo de Deus (2x).
Vem controlar todo meu ser, vem dirigir o meu viver.
O meu pensar, o meu falar, o meu sentir e o meu agir.
Espírito, Espírito ôôô, Espírito santo de Deus (2x).

Em palavras diferentes, temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários e que se encontram profundamente enraizados na pessoa. A pessoa já nasce com o temperamento, mas no decorrer de sua história, educação e formação, vão se construindo sua personalidade e seu caráter, é neste tempo de formação humana que depende o equilíbrio ou não do meu temperamento. Por isso, hoje encontramos muitas pessoas desestruturadas, machucadas profundamente no seu caráter e personalidade. Homens e mulheres feridos nos relacionamentos com os pais, consigo mesmo e com Deus, daí pessoas que vivem quebrando a cabeça e machucando os outros “buscando” a felicidade. Temperamentos que se deixam conduzir e transformar pelo Espírito Santo, pode mudar profundamente a vida da pessoa e o ambiente ao seu redor. Temos muitos casos na história da Igreja de temperamentos controlados, por exemplo: Saulo que se torna Paulo, o grande apóstolo; São Francisco de Sales, que tinha um temperamento raivoso e vingativo, é conhecido pela sua ternura e mansidão; entre outros Santa Tereza de Jesus e o nosso querido Padre Pio. Tudo isso por obra do Espírito santo, que tem a missão de nos santificar: “Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne”. (Gl 5,16).

Meu temperamento foi e tem sido controlado pelo Espírito santo. Quando tive minha primeira experiência do batismo no Espírito Santo num encontro chamado Renasem (Retiro nacional de Seminaristas), foi dentro da Santa Missa de abertura do retiro, quando um sacerdote impôs as mãos em minha cabeça e rezou. A partir daí, foi o encontro pessoal e forte com Jesus e a partir desde acontecimento, o Amor incondicional de Deus Pai por mim, o perdão e a vida divina que começou a ganhar corpo dentro de mim, isso se chama de conversão, mudança de vida, hoje eu sou outra pessoa, pois o Pentecostes que aconteceu na minha vida mudou-me completamente, radicalmente.

A partir daí, eu sai do centro e Jesus foi colocado pelo Espírito Santo como Senhor e Salvador de minha vida. Reconheci Jesus como Senhor de minha história, uma verdadeira revolução interior, que logo transbordou para o exterior. Nos relacionamentos, em casa, vencendo o pecado, pois agora ele não era mais uma opção de vida, mas um drama, que venceria a cada dia, e me reconheci servo, coloquei-me a serviço de Deus e de sua Igreja. A generosidade e a misericórdia foi outra grande experiência que fiz, redescobrir minha vocação e depois de refazer minha vida com meu pai pelo dom do perdão, pude tomar a decisão de dar a Deus toda minha vida e não a metade. O meu temperamento que era colérico, raivoso e que descontava tudo na mesma moeda, a depressão que tomava conta do meu coração por causa da falta de perdão e do ódio, foi sendo controlado pelo Divino Espírito Santo com os frutos da mansidão, da paciência e do domínio de si. Posso afirmar meu temperamento foi e vem sendo controlado pelo poder do Espírito, “que faz novas todas as coisas”.

Oração: Senhor controlai o meu temperamento pelos frutos do Espírito Santo, o amor, a paciência, a bondade, a mansidão, a temperança e principalmente o autodomínio. Pois muitas vezes sou tomado pelos meus sentimentos e deixo que o pior aflore em mim, a raiva, o ressentimento, a falta de perdão e de misericórdia. A maioria das vezes não gostaria de agir assim, preciso deixar me controlar pela força do Teu amor, curar minhas feridas e marcas do passado, arrancar as raízes de maldade que existe em mim e plantar a bondade, preencher o vazio que me trás depressão e tristeza. Eu quero Senhor ser controlado, conduzido, no meu pensar, no falar, no sentir e no agir pela força transformadora do teu espírito Santo, só Ele pode tocar na minha verdade e atingir a minha essência como filho de Deus e retomar o plano original de deus para a minha pessoa. Nossa Senhora do Equilibro, fostes conduzida pelo Espírito Santo em toda a tua vida, consagro-me a ti para que eu siga o teu exemplo. Daí-me o Dom do Equilíbrio. Amém.

Deus quer derramar o seu Espírito sobre todos, pois a promessa é para todos: “A promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o senhor, nosso Deus chamar”.(Atos 2,39)

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

http://blog.cancaonova.com/padreluizinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário