PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...

Nossa Senhora Auxiliadora:

Maria Cuida
de Mim!










Esta linda imagem de Nossa Senhora Auxiliadora fica na Capela aqui na casa de Lavrinhas, uma casa Salesiana onde morou Monsenhor Jonas Abib. Ele relata que muitas vezes em momentos de crise e aflição corria para a capela e ficava em um cantinho olhando para imagem da Virgem Maria e dizia a Ela: “Mãe me deixa ficar um pouco nos teus braços no lugar de Jesus!” e quantas vezes ele foi atendido, acalentado e sustentado pelos braços da mãe. Por isso, ele conseguiu se tornar aquilo que Deus desejou para ele, um grande sacerdote fundador da Comunidade Canção Nova e todo o seu sistema de comunicação. Hoje trago para você a explicação deste lindo quadro de Tommaso Lorenzone sobre a Vigem auxiliadora de todos os cristãos:

Pare um pouco diante desta imagem da Virgem Auxiliadora e faça o mesmo, abandone-se no colo de Maria, peça licença a Jesus e se coloque como filho predileto que precisa ser cuidado pela mãe. Não tenha vergonha, pois “é das criancinhas o Reino dos céus”. Maria cuida de mim, da minha vida, do meu trabalho, cuida da minha família…



Em 1571, o Papa Pio V atribui o título de Auxiliadora dos Cristãos a Nossa Senhora, após ter salvado os cristãos da escravidão muçulmana com o auxílio da Virgem Maria. No entanto a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, em agradecimento à Santa Mãe de Deus. O Santo Padre foi preso e levado para a França, onde sofreu toda espécie de humilhações por um período de cinco anos. Movido pela ardente fé na vitória, o papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente Nossa Senhora logo que fosse liberto. Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”. Quando, em 1865, Dom Bosco encarregou o pintor Tommaso Lorenzone de pintar o quadro de Nossa Senhora, causou grande admiração a todos os que o escutavam, pela grandiosidade do projeto, como se falasse de uma cena já vista: “Ao alto, Maria SS., entre os coros dos Anjos. Depois os coros dos profetas, das Virgens, dos Confessores. No chão, os emblemas das grandes vitórias de Maria e os povos do mundo levantando as mãos para ela pedindo ajuda”. “Não é obra minha. Não sou eu que o estou pintando. Outra mão parece guiar minha mão”; Tommaso Lorenzoni.

Seus mais de 7 metros de altura por quatro de largura traduzem bem o título de “Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos”. Dom Bosco descreve-o assim: “A Virgem domina num mar de luz e majestade. Está rodeada de uma multidão de Anjos que a homenageiam como rainha. Na mão direita segura o cetro, que é símbolo do seu poder; Na mão esquerda segura o Menino que tem os braços abertos, oferecendo assim as suas graças e a sua misericórdia a quem recorre à sua augusta Mãe. À volta e em baixo estão os santos Apóstolos e os Evangelistas. Olham atônitos a Virgem Maria. No fundo da pintura está a cidade de Turim, com o santuário de Valdocco em primeiro plano e com o de Superga ao fundo. Aquilo que tem maior valor no quadro é a idéia religiosa, que gera uma devota impressão em quem o olha”. Acrescenta ainda Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

“Mãe me deixa ficar um pouco nos teus braços no lugar de Jesus!” Virgem Auxiliadora rogai por nós!

Oração: Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, auxilio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exercito ordenado em batalha, Tu, que, só, destruístes toda heresia em todo o mundo: nas nossas angustias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Amém (Composta por São João Bosco).

Conte sempre com as minhas orações.

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho, Canção Nova.

http://blog.cancaonova.com/padreluizinho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário