PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...





É no Cenáculo com Maria
que o Espírito Santo Vem!

Quero refletir hoje com vocês o acontecimento do cenáculo com Maria, essa figura singela e muito importante na vida da Igreja: “Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14.Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres — entre elas, Maria, mãe de Jesus” (Atos 1, 13-14).
Nossa vida no Espírito passa também por Maria. Auxiliadora, Medianeira, Maria é o colo e o apoio certo daqueles que querem viver inspirados pelo Espírito Santo. A intercessão de Maria nos leva direto ao Cenáculo, onde aconteceram os mais lindos atos de amor, pois ela é mãe de Jesus e mãe da Igreja que nasce em Pentecostes: “Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe…”. João 19, 27

No Cenáculo Jesus lava os pés de seus discípulos, e lhes fala concretamente da caridade e lhes transmite seu novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”!

No Cenáculo, nesta mesma noite, Jesus realiza a Ceia pascal com seus apóstolos; a sua última Ceia. Nela Ele nos dá seu maior presente: seu corpo e seu sangue para ser comido e bebido: a Eucaristia.

No Cenáculo Jesus aparece pela primeira vez aos seus apóstolos na mesma tarde do dia da ressurreição: dá-lhes o Espírito Santo com sua autoridade e poder de perdoar pecados.

“A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. (Jo 20,21-23).

No Cenáculo eles receberam de Jesus uma palavra de ordem:

“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias”. (At. 1,4-5).

No Cenáculo eles se reúnem e obedecem à ordem de Jesus. Eles se sustentem na oração com Maria a expectativa de fé de que Jesus realize sua promessa.

“Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado. Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele”. (At. 1,12-14).

Nesta semana vamos entrar neste cenáculo. Tudo o que fizemos até agora orientados pela liturgia da Igreja nos preparou para isso. Este Domingo que celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor e a semana seguinte que nos levará a Pentecostes, na expectativa de fé, orando com MARIA, a mãe de Jesus, para que o Senhor realize sua promessa:

“… mas vós é no Espírito Santo que sereis batizados”. (At. 1,5).

Que o Espírito Santo seja derramado nos corações dos fiéis. Que os dons aconteçam em toda Igreja, em sua casa e na sua vida. Que assim se realizem hoje as maravilhas operadas no início da pregação do Evangelho. Nossa atitude de fé nesta semana é estar com Maria no clima e no ambiente do cenáculo. Para cultivar essa atitude de fé a proposta é criar em sua casa um ambiente mariano, talvez já tenha ótimo. Já entramos no mês de maio, você pode arrumar um lugar de destaque em sua casa para que seja um lugar de devoção, seu pequeno cenáculo, que convide você e os seus para unir-se a Deus e rezar. Ponha aí uma imagem , um quadro ou uma simples estampa de Nossa Senhora. Além disso, crie um clima mariano de oração, Maria é a nossa mestra de vida interior. É no cenáculo com Maria, a mãe de Jesus que o Espírito Santo vem.

Oração clamando o Espírito Santo com Maria: entregamos mãe a chave de nossa casa em tuas mãos. Consagramos ó Virgem de pentecostes a nossa casa, nossa família a ti, seja a dona de minha casa, dona da verdade, que a senhora mande e desmande, dê ordens, que conduza e proteja tudo e todos de minha família. Diga muitas vezes: Minha família é sua! Meus filhos são seus filhos! Meu trabalho é seu, Nossa Senhora! Comande tudo! Dirija tudo! Interceda por nós para que sejamos cheios do Espírito Santo, que a minha casa seja um verdadeiro cenáculo. Repita até mesmo em voz alta. É no cenáculo com Maria, a mãe de Jesus que o Espírito Santo vem.

“Sereis batizados com O Espírito Santo dentro de poucos dias”
Vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração Maria, vossa amadíssima esposa!

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

Fonte de Pesquisa: Livro: Rumo a Pentecostes; Monsenhor Jonas Abib, ed.: Loyola - Canção Nova; Páscoa de 2000.

http://blog.cancaonova.com/padreluizinho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário