PALESTRA, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...




Somos um povo escolhido









O Senhor consagrou-nos pela unção

A palavra "servo" se dirige em primeiro lugar a Jesus, que é o verdadeiro Servo: o Servo Javé, o Servo de Deus, o Servo do Senhor dos Exércitos. Essa palavra também se aplica a todos os que são de Jesus e fazem parte do Seu Corpo. Cristo compreendeu que o Pai O enviou, mas que não realizaria Sua missão sozinho. Por isso O Filho de Deus escolheu apóstolos e discípulos. Conviveu com eles. Fundou a Igreja sobre Pedro. O Pai foi revelando o Seu plano aos poucos até Jesus-homem entender toda a Sua vontade. Cristo não estava sozinho, estava com aqueles que o Pai havia escolhido para serem um com Ele.

"Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião" (Is 42,1).

O que é o intercessor? Ele é servo: "Eis meu Servo...". Ele vive para servir. O servo ocupa uma posição de "ponta-de-lança".

Lúcifer, que fora um anjo de luz, foi escolhido por Deus para preparar esta terra para a vinda do Filho de Deus, para que Ele viesse e governasse esta terra. Ele não o fez. Não quis fazê-lo. Já nós, somos os servos do Senhor que estamos preparando a terra, a humanidade, para que Jesus venha e governe. Nossa posição é a de servos do Senhor, o Rei que vem para governar a terra. Somos servos e nos encaixamos bem na Palavra de Jesus:

"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais fruto [...] " (Jo 15,16).

O Senhor nos elegeu gratuitamente, por amor. A palavra "eleito" nos dá uma conotação de amor. Você nunca chama uma mulher de "minha eleita" se não a ama. Do mesmo modo, nunca chama um homem de "meu eleito" se não o ama. O "eleito", aqui, traz uma conotação de amor: "meu eleito ao qual dou toda minha afeição". Deus é amor e derrama esse amor sobre você. Essa é a nossa identidade: somos servos eleitos do Senhor, sobre quem Ele põe toda a Sua afeição.

Eu sempre ficava atrapalhado com esta expressão: "faço repousar sobre ele meu espírito" devido à palavra "repousar". Num outro trecho de Isaías ela aparece novamente: "O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção..." (Is 61,1).

O termo "pairar" utilizado em Gênesis: "o Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gn 1,2) é o mesmo usado aqui em Isaías com o sentido de "repousar". O mais interessante é que tanto em Gênesis como em Isaías a palavra usada era comum, conhecida por todas as pessoas. Era um verbo usado no hebraico para indicar a ação da galinha que está chocando os ovos. A galinha abre as asas e faz pousar o corpo inteiro sobre os ovos, com o seu calor é que os ovos são chocados. O mais interessante é que a galinha não quebra os ovos para que os pintinhos saiam. É o próprio pintinho que, de dentro do ovo, bate com o bico e quebra a casca! Tudo acontece a partir do calor que o ovo recebe da galinha. É isso que o Senhor está dizendo:

"Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito [...]".

Imagine um ovo que começa a ser chocado e não chega ao fim do processo... Dentro de cada um de nós há um caos, algo malcheiroso. Mas o Espírito de Deus, pousando sobre nós, transforma todas as coisas, formando o homem novo à imagem de Jesus Cristo. Essa é a nossa consagração!

"O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção [...]" (Is 61,1).

É necessário proclamar: "Eu sou um consagrado!". Pensamos que consagrado é alguém que toma a iniciativa de se entregar ao Senhor. É o contrário: é o Senhor que nos consagra, é Ele que nos escolhe e nos faz Seus eleitos, é Ele que toma a iniciativa.

"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais frutos [...]".

Somos consagrados ao Senhor. Somos os levitas, aqueles que o próprio Senhor consagrou e cuja missão é levar a Arca da Aliança, esta Arca da Aliança, que somos nós! Dentro dela repousa o Espírito do Senhor que está vivo, ativo, agindo com Seus dons.

Trecho do livro "Orando com poder" de Monsenhor Jonas

http://www.cancaonova.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário