PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...

É preciso viver
com o necessário









Nosso Deus, que é Pai, nos dá só o necessário; “o pão nosso de cada dia”. Quando ensinou o Pai-nosso aos apóstolos, Jesus falou numa linguagem própria dos judeus. Ele estava falando de coisas concretas. O “pão nosso de cada dia” quer dizer, de fato, a porção necessária para cada dia. O problema é que estamos mal-acostumados e queremos abundância. Só nos sentimos seguros quando temos de sobra. É o que o sistema deste mundo faz conosco. Por isso, é muito difícil nos acostumarmos só com o necessário para cada dia.

Nossa grande preocupação paterna são os filhos. Mas nossos filhos, principalmente as crianças, irão suportar tudo isso. Para eles será muito mais fácil. Nós adultos é que vamos sofrer. As crianças têm seus costumes e preferências, mas, facilmente, vão superar as dificuldades justamente por serem crianças e não terem se acostumado com o sistema deste mundo. Nós é que vamos ter dificuldades porque estamos viciados nesse sistema. Especialmente aqueles que foram pobres, que passaram necessidades e hoje têm certo conforto – experimentam pobreza, mas também abundância –, precisam adaptar-se porque podem facilmente ceder diante do sistema.

A Palavra de Deus nos ilumina:
“Pois nós nada trouxemos para o mundo; igualmente, dele nada podemos levar. Portanto, se temos alimento e vestuário, contentar-nos-emos com isso” (1Tm 6,7-8).

Este é o Sistema de Deus: ter o necessário, só o necessário e nada mais. É esse o treinamento que o Senhor quer nos dar; é nisso que Ele quer nos adestrar. Enriquecer não é somente possuir muito dinheiro, mas ter tudo isso em abundância. É ter a despensa e o guarda-roupa abarrotados de coisas que são supérfluas.

Veja o versículo seguinte:
“Quanto aos que querem enriquecer, caem na armadilha da tentação, em múltiplos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham os homens na ruína e na perdição” (1Tm 6,9).

O grande risco é: ceder para não perder garantias e conforto!

Diga não! Não confie no sistema! Ele é pintado com cores muito bonitas, mas é cruel. Não existe escravidão pior! O sistema do mundo está vivendo o que chamam de “o controle de qualidade”, que não é feito só com produtos, mas também com pessoas. Dessa forma, só vai poder trabalhar, ter um emprego, uma função quem tiver "qualidade".

O que é, na verdade, a tão falada qualidade de vida?

Não sejamos tolos; qualidade de vida implica investir naqueles que já foram classificados, os que têm boa saúde, boa aparência. Não pensemos que ela se destina aos pobres, aos velhinhos, às crianças carentes, desnutridas. É qualidade de vida para quem já passou no "controle de qualidade". O resto é resto. É sucata humana. Vai para o lixo. Por essa razão precisamos nos adaptar desde já. Precisamos nos acostumar a viver unicamente do necessário.

Trecho do livro Considerai como crescem os Lírios de monsenhor Jonas Abib

Monsenhor Jonas Abib

Nenhum comentário:

Postar um comentário