Palestras, Formação, Espiritualidade...


 


"Sem recolhimento não há profundidade."
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A virtude característica e dominante de um adorador deve ser o recolhimento, pelo qual dirige e governa os sentimentos e a alma, sob o olhar de Deus e impelido pela graça. Os diversos estados de vida tem o seu curso especial e condição própria de felicidade; alguns a encontram na penitencia, outros no silêncio, e outros, ainda, no zelo. Para os adoradores é o santo recolhimento em Deus, como criancinha, que somente é feliz no seio da família querida, como o eleito no céu, no seio de Deus.

A alma recolhida é semelhante ao piloto que com o seu pequeno leme dirige à vontade um grande barco; é também qual superfície de uma água calma e cristalina em que Deus, como num espelho, se contempla com delicias; é ainda, por assim dizer, uma lamina de prata em que Deus se revê no esplendor se sua própria luz, que se reflete tão bem na alma recolhida aos seus pés.

Oh! Que felicidade a desta alma bem-amada, pois não perde uma só palavra de Deus, o mais suave influxo de sua voz, nenhum de seus olhares. Qual o meio de adquirir e conservar o santo recolhimento?

Começai fechando as portas e as janelas de vossa alma. Recolher-se é fugir do exterior para o interior, em Deus; fazer um ato de recolhimento é colocar-se inteiramente à disposição de Deus; ter espírito de recolhimento é nele se comprazer. O recolhimento, porem, não se limita a viver pela graça; pede um centro divino. É em Jesus, e em Jesus infinitamente bom e amável, que deveis estabelecer o centro de vida do recolhimento, porque somente nEle encontrareis a completa liberdade, a verdade sem nuvens, a santidade em sua fonte.

É a vós, que desejais viver da Eucaristia, que Jesus Cristo diz em particular: “Quem come a minha Carne e bebe o Meu Sangue, permanece em Mim e Eu nele” (Jo 6, 56). Eis, portanto, o poder e a força do santo recolhimento: esta habitação mútua, esta sociedade divino-humano que se estabelece na alma, no interior, com Jesus Cristo, presente por seu Espírito.

São Pedro Julião Eymard, apóstolo da Eucaristia.

Aqui na minha casa em Lavrinhas tem uma placa com uma frase do Papa Bento XVI no jardins de nossa casa que sempre me chama atenção: “Sem recolhimento não há profundidade!” na maioria das vezes estou tão distraído, viajando em minhas preocupações e tantas coisas e essa frase sempre me chama para o eixo de não viver a vida sem recolher o melhor, a graça, a vontade de Deus. Peço a você que hoje neste dia especial de Adoração pare um pouquinho e tente se recolher no coração de Jesus.

Oremos: Senhor Jesus Cristo presente neste admirável sacramento, recolhido por tão grande amor a cada um de nós. Venho te pedir a graça da quietude do coração, toma todas as minhas preocupações e ansiedades, distrações e tudo aquilo que não permite que eu contemple a sua face e colha do Teu Sagrado coração a paz que eu tanto necessito. Deixo o lado aberto de Tua infinita misericórdia tudo aquilo, situações e pessoas que me tiram à paz, meus pecados e sofrimentos e todas as pessoas que pediram minhas orações. Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo e divinissimo Sacramento.

Conte com as minhas orações.

Padre Luizinho,

Missionário Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário