Palestras, Formação, Espiritualidade...





Oração e Sacrifício








Em 1916, um ano antes das aparições de Nossa Senhora, na segunda aparição do Anjo, Lúcia pergunta; “Como havemos de nos sacrificar?” E o Anjo responde: “De tudo o que puderdes, oferecei a Deus um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Sobretudo, aceitai e suportai, com submissão, o sofrimento que o Senhor vos enviar”. (Memórias da Ir. Lúcia)

A partir deste momento, os Pastorinhos assumiram um propósito de oferecer ao Senhor tudo o que lhes poderia ser causa de sofrimento e mortificação. Assim, a oração e o sacrifício passaram a ser duas vias inseparáveis da vida cotidiana dos três Pastorinhos. Poderíamos até dizer que, não há um sacrifício que chegue ao seu objetivo sem que antes passe pela via da oração, como também, não há oração que não exija de nós qualquer sacrifício.

A grande novidade desta configuração de “Oração e Sacrifício” dentro da espiritualidade de Fátima é observar a profundidade da adesão dos três Pastorinhos aos apelos do Anjo e de Nossa Senhora nas aparições de Fátima, e com que virtudes heróicas eles aplicaram em suas vidas.

Como havemos de nos sacrificar? Questiona Lúcia ao Anjo. Ao que ele responde: “De tudo o que puderdes. Sobretudo, aceitai e suportai, com submissão, o sofrimento que o Senhor vos enviar”.

A espiritualidade dos Pastorinhos corresponde perfeitamente às necessidades do nosso tempo. Quem de nós poderia dizer não ter nenhum sofrimento a oferecer. Poderíamos fazer até uma lista de tudo em nossa vida que tem proporção de cruz, de dor e de sofrimento. Muitos deles nem se quer perguntou se poderia entrar, mas está ai presente em nossa vida e em nossa história justamente porque a vida é uma porta aberta tanto para as boas, como as más noticias.

Agora, precisamos aprender a como receber o sofrimento e que resposta devemos dar a eles.

Sob a luz da espiritualidade de Fátima, podemos encontrar uma via que em primeira mão, os Pastorinhos trilharam e revelaram ao mundo que através dos nossos sofrimentos podemos tirar algo bom. Não é masoquismo, mas é uma mística, uma resposta sabia diante do sofrimento que aflige o mundo.

Que a Virgem Santíssima interceda por nós neste dia.

Salve Maria

Marcelo Pereira

http://blog.cancaonova.com/fatimahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário