Especial: Entrevista concedida por Pe Humberto ao Blog Galera Sd


G SD - 1º) Qual o perfil dos católicos simãodienses?
Pe. HS: Dados do IBGE, afirmam que 90% da população de Simão Dias é católica. Trata-se de um catolicismo vivo, com muitas manifestações, grupos de jovens, na cidade e no interior. Logicamente precisamos nos abrir mais à dimensão missionária, de anunciar Jesus a todas as pessoas.

G SD - 2º) O que a Igreja tem feito pra atrair o público jovem para ingressar nos ensinamentos e na palavra de Deus?
Pe. HS - Na Paróquia temos uma boa participação dos jovens, porém, bem a quem do ideal, uma vez que os jovens são a maioria da população, creio eu. Temos procurado evidenciar o serviço dos grupos que trabalham com a juventude, uma vez que o melhor meio de evangelizar o jovem é através de outros jovens.

G SD - 3º) A Paróquia de Simão Dias passa por alguma(s) dificuldade(s)? Quais?
Pe. HS - Temos dificuldades que são comuns em todas as paróquias, como: a falta de mais pessoas para o engajamento nos trabalhos e na missão. Além disso, o desafio de manutenção da estrutura paroquial (conservação de prédios, pagamentos de funcionários, suporte às pastorais).

G SD - 4º) Muitas pessoas, inclusive católicos não sabem o que é a CNBB, nos esclareça um pouco sobre a mesma.
Pe. HS - A CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) é um organismo que congrega todos os bispos do Brasil, em prol da missão comum da Igreja no país. É ela que traça as grandes linhas e metas do trabalho evangelizado da igreja.

G SD - 5º) Sabemos que a Igreja católica é totalmente contra o homossexualismo, o uso da camisinha e o aborto, segundo a própria igreja isso é o que a bíblia defende. Quais os versículos que falam sobre isso?
Pe. HS - A Igreja católica possui uma visão integral e sadia da sexualidade humana, baseada na Palavra de Deus. A sexualidade afeta os aspectos da pessoa humana, na sua unidade de corpo e alma. Diz respeito particularmente à afetividade da pessoa, à capacidade de amar e de procriar, e de uma maneira mais geral, à aptidão a criar círculos de comunhão com os outros. A Igreja a correta integração da sexualidade na pessoa e com isso a intimidade interior do homem. Tudo o que vier a ferir essa integridade deve ser evitado. Sobre o homossexualismo em particular pode-se ver em: Gn, 19, 1-19; Rm 1,24-27; 1Cor 6,10; e Tm1,10.
 
G SD - 6º Qual o motivo do padre não poder casar? Afinal o sexo é ou não pecado? E como é viver em celibato?
Pe. HS - A Igreja católica do Ocidente possui a lei do celibato para os seus ministros ordenados, no caso de diáconos, padres e bispos. A motivação do celibato é antes de tudo evangélica, porque Jesus Cristo é nosso modelo. O celibato não exite em função de uma visão negativa do sexo e da sexualidade, ao contrário, o celibatário é alguém que não casa, mas que deve amar mais e melhor todas as pessoas.

O Padre deve ser um homem inteiramente entregue a Deus e aos homens, a serviço deles. Viver em celibato é como viver em casamento tem suas dificuldades, mas quando se vive em coerência, é uma fonte de alegria.

G SD - 7º Quais as contribuições da Paróquia para a sociedade simaodiense?
Pe. HS - Os católicos de Simão Dias são como todos os católicos do mundo vivem no meio da sociedade e devem dar a sua contribuição para melhorá-la. Sobretudo a grande contribuição que damos a sociedade é anunciando Jesus Cristo e o seu Evangelho, fonte de vida para todos. Também as pastorais sociais: Pastoral da Criança, do Menor, do Idoso, da Juventude, dentre outras que apóiam principalmente as pessoas carentes, dão uma grande contribuição à sociedade.
G SD - 8º Existe diferença entre os senhores (Pe.Humberto e Gileumar)? Quais?
Pe. HS - Graças a Deus eu e o Pe. Gileumar, convivemos bem. Temos diferenças em relação ao temperamento ou em relação a este ou aquele tema de nossa caminhada, mas procuramos a unidade pelo bem do povo de Deus.

G SD - 9º Qual sua opinião sobre a realização de festas profanas no dia 26 de julho de cada ano, que coincide com o dia da Padroeira Senhora Sant’Ana, acredita-se que exista uma lei municipal que sugere que não tenha festa profana nesse dia?
Pe. HS - Sobre o tema das festas realizadas no período da festa de Senhora Sant’Ana, acho que a parte social (que possui infinitamente mais recursos) acaba ofuscando o lado religioso, que deveria ser mais evidenciado. Não sou contra festas, mas também não posso deixar de questionar o lado menos bom que as vezes não se quer enxergar: violência, drogas, sexo sem compromisso e outros, Esta sociedade num período em que celebramos a maior festa de Simão Dias, aponta para uma deficiência grave da nossa maneira de viver a fé.
Exite de fato uma lei municipal que proíbe shows de músicas profanas no dia 26 de julho, e esperamos que no futuro, ela possa ser colocada em prática.

G SD - 10º Deixe uma mensagem para os nossos internautas.
Pe. HS - Desejo a todos, principalmente ao público jovem que as grandes questões da existência de vocês, sejam tratadas com carinho, a fim de que possam contribuir com o bem da sociedade. Sem esquecer o lugar da Deus na vida, pois só assim encontramos a plenitude que precisamos.

Muito obrigado!
Um Abraço fraterno,

Pe. Humerto da Silva
Pároco
 
Entrevista concedida gentilmente pelo :

Nenhum comentário:

Postar um comentário