PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...



Cura e libertação: 

Até onde a nossa 
fé nos leva a ver?







Jesus quer fazer ver quem quer ver. Nesta passagem bíblica se insiste num sinal messiânico evidente: a cura de um cego. O cego condenado por sua doença e reprimido pelo povo e pelos discípulos percebe que os outros não vêem. Ouve mencionar o nome de Jesus de Nazaré, ouve seus passos e o barulho da multidão e o invoca: “Jesus, Filho de Davi, tente piedade de mim” (cf. Mc 10,46-52). Essa é uma confissão messiânica, Jesus é descendente legitimo de Davi. A sua fé embora imperfeita, é um órgão mais penetrante: “não tendo olhos vê”.

Assim é o dom da fé, acreditar naquilo que não se vê, e quantas vezes em nossa vida se dar exatamente assim e sem falar que o essencial é invisível aos olhos. Muitas vezes em nossa caminhada andamos sem nada enxergar e nem por isso podemos parar, precisamos ficar atentos aos sinais em nossa volta, que parece barulhos, mas é a certeza de que Deus está perto de mim. Jesus não só aceita a sua confissão, mas a confirma como brotada da fé. Bartimeu é o protótipo do quem quer ver. Em quantas situações queremos tapar o sol com a peneira ou preferíamos não enxergar mesmo, mas não podemos desprezar, a Verdade é a melhor coisa que se pode ver em qualquer situação, mesmo que nos faça sofrer ou que provoque uma situação desagradável no momento, eu prefiro ver a verdade!


Os discípulos disseram ao cego que queria ver que não parou em suas limitações: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”. Nós estamos vivendo numa sociedade que prefere mascarar ou passar a mão na cabeça das pessoas, por isso, elas nunca crescem, pois não enfrentam suas verdades, não enfrentando como poderão superá-las? Quer fazer um bem a você e aos outros vamos nos ajudar a ver a verdade com caridade e seremos mais livres e menos doentes no corpo e na alma. A Fé e a Verdade andam de mãos dadas, a primeira é condição necessária para a salvação, ele é curado e salvo porque tem fé, com ela chega ao conhecimento da Verdade: “Conhecereis a Verdade e ela vos tornará homens livres”.

Portando, não há coisa melhor do que conhecer a própria verdade. Até onde a nossa fé nos leva a ver? Ver somente o que eu quero ou o que satisfaz o meu interior, talvez não seja a minha verdade e eu continuarei me iludindo, fazendo o papel de maior inimigo meu. Quando eu decido enfrentar a vida de frente e assumir as minhas verdades, as mascaras caem e eu vou experimentando a liberdade, a tranqüilidade de não ser perfeito, embora busque cada vez mais ser melhor, tendo sempre um ponto de partida real, verdadeiro. Daí eu posso começar a construir a minha pessoa, sem exageros nem deficiências, partindo sempre do positivo e da capacidade que todos nós temos de superar, de vencer e de trabalhar defeitos e imperfeições. Ninguém é totalmente ruim ou tão perfeito que não possa se permitir uma falha, um deslize, eu costumo dizer que nós somos um “complexo” abençoado por Deus.

E como é bom começar o dia olhando no espelho e reconhecendo: olha, sou eu mesmo e posso hoje melhorar, ficar mais bonito por dentro e por fora, somente assumindo a força e a capacidade de superação, sem precisar mentir ou tentar enganar a mim mesmo e aos outros. Precisamos buscar a nossa Verdade contida no coração de Deus, contida dentro de nós, e ali como num espelho se reconhecer, e no poder do Espírito Santo passar pela maior metamorfose de todas: O ser humano resolvido e curado capaz de amar e ser amado, qualquer que seja a sua verdade.

Jesus Filho de Davi tende piedade de mim! Como Bartimeu não ficou preso nas suas deficiências, mas usou de sua fé e ouviu o Senhor que se aproximava e gritou, não ficou resmungando suas deficiências e limites, mas aproveitou a oportunidade e clamou: Filho de Davi quero ser curado, quero ver! Daí-me a visão interior, escutar a Tua voz e não perder nenhuma oportunidade de rezar, gritar e clamar a Tua graça, não quero ficar preso as minhas limitações e deficiências, sei que o Senhor me deu outras qualidades e dons. Mesmo que tentem me calar, contra todas as dificuldades que vem de fora, que eu não esmoreça, mas confie que para Ti Senhor nada é impossível. Que eu possa sempre Te louvar e glorificar por todas as graças e oportunidades de experimentar o Teu amor, a cura e a libertação.

Deixe registrado em comentários seus pedidos de orações.

Padre Luizinho
Sacerdote Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário