PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...

A Eucaristia e o sentido cristão da vida

O ser humano interroga-se sobre o sentido da vida: para que serve a minha vida? Que é a liberdade? Por que existe o sofrimento e a morte? Existe algo para além da morte? Numa palavra, a vida do ser humano tem ou não um sentido? A interrogação persiste, mesmo quando o ser humano se ilude de ter alcançado a auto-suficiência ou se deixa dominar pelo medo e pela incerteza. A religião é a resposta definitiva à pergunta sobre o sentido da vida, porque leva o ser humano à verdade sobre si mesmo na relação com o verdadeiro Deus.

A Eucaristia, que revela o sentido cristão da vida, responde a essa pergunta, anunciando a ressurreição e a presença verdadeira, plena e duradoura do Senhor, como penhor da glória futura. Isso implica que o ser humano ponha a sua relação com Deus na base de tudo, porque ele é a fonte de liberdade que lhe permite entrar no mais profundo de si mesmo para gratuitamente se entregar, o que acontece no mistério pascal, onde a verdade e o amor se encontram, mostrando serem eles os distintivos da verdadeira religião. Assim, a Eucaristia confirma a verdade da Palavra de Deus: nihil hoc verbo veritatis verius, como canta o hino Adoro Te devote.

O sentido da Eucaristia é integralmente explicado pelas palavras de Jesus: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Em primeiro lugar, estas palavras anunciam que Jesus Cristo introduziu no tempo a eternidade, dando ao mesmo a orientação definitiva e eliminando o seu poder de aniquilamento. Em segundo lugar, com essas palavras, põe-se em evidência que a liberdade de Deus e a doser humano se encontram em Jesus, criando uma comunhão que permite derrotar o maligno. Por fim, essas palavras significam que Jesus Cristo é a fonte inesgotável de renovação do ser humano e do mundo, não obstante os limites e o pecado das pessoas.

... A Eucaristia é a resposta aos sinais dos tempos da cultura contemporânea. À cultura da morte, a Eucaristia responde com a cultura da vida. Contra o egoísmo individual e social, a Eucaristia afirma a doação total. Ao ódio e ao terrorismo, a Eucaristia contrapõe o amor. Perante o positivismo científico, a Eucaristia proclama o mistério. Opondo-se ao desespero, a Eucaristia ensina a esperança segura da eternidade feliz.

A Eucaristia mostra que a Igreja e o futuro do gênero humano estão ligados a Cristo, única rocha verdadeiramente duradoura, e não a qualquer outra realidade. Por isso, a vitória de Cristo é o povo cristão que crê, celebra e vive o mistério eucarístico.

Trechos do documento "A Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja" (nn. 9 e 10) - Instrumentum laboris, do Sínodo dos Bispos, 2005 - Série Documentos da Igreja, n. 19, Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário