PALESTRAS, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE...

A imagem da Divina Misericórdia, tão apreciada por João
Paulo II, estará presente na celebração de beatificação

Imagem da Divina 
Misericórdia estará na beatificação de JPII

A Celebração Eucarística para a beatificação de João Paulo II está prevista para às 10h (horário de Roma, 5h pelo horário de Brasília) e será transmitida pela TV Canção Nova. 

A procissão de entrada começará no Portão de Bronze, entrada principal da Residência Apostólica, e percorrerá o corredor central da  Praça São Pedro.

Uma hora antes do início da celebração, a novena da Divina Misericórdia, tão apreciada pelo beato, será recitada junto à imagem da Divina Misericórdia trazida da Igreja Espírito Santo, em Sássia, Roma. 

O coral da Diocese de Roma, com a regência do monsenhor Mons. Marco Frisina, animará a celebração acompanhado pela Orquestra de Santa Cecília. Os textos nas diversas línguas serão lidos por alguns membros da postulação que nestes anos trabalharam no processo de beatificação de João Paulo II.

“A celebração tem as características típicas das celebrações de beatificação, neste sentido, o rito está inserido dentro da Santa Missa e acontece logo depois dos ritos de introdução e o ato penitencial”, explica o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícios, monsenhor Guido Marini.

O cálice, que será usado na celebração presidida pelo Papa Bento XVI, é aquele habitualmente usado por João Paulo II nos últimos anos de seu pontificado. A casula e a mitra que serão usadas por Bento XVI foram usadas também por João Paulo II durante seu pontificado.

O vigário geral do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, recordará alguns momentos da biografia de João Paulo II antes do pronunciamento oficial de beatificação que será feito pelo Papa Bento XVI.

Concelebrará junto ao Papa e aos outros cardeais, o segundo secretário de João Paulo II de 1995 a 2005, monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki.

Exposição da relíquia
A fotografia de João Paulo II, feita em 1995, e a relíquia permanecerão na parte central da Basílica Vaticana e, no final da celebração, o Santo Padre e os cardeais concelebrantes farão reverência diante do corpo do novo beato, em seguida, as autoridades presentes e bispos, e, por fins, os outros fiéis poderão prestar reverência.

A relíquia que será exposta é uma pequena ampola de sangue colocada num reliquiário feito para a ocasião pelo Escritório de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Segundo monsenhor Guido Marini, esta relíquia será levada ao Altar por alguns jovens da Diocese de Roma e da diocese da irmã curada por intercessão de João Paulo II, Marie Simon Pierre, que também estará presente neste momento, e ainda por irmã Tobiana, que serviu o apartamento do Papa.

Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução equipe CN Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário